Definir um produto a ser exportado requer desenvolver um plano de pesquisa para que haja a coleta de informações e análise das mesmas. Desse modo, se faz necessário a criação de um planejamento estratégico – estratégia mercadológica – (definição de um mercado alvo, segmento de clientes no mercado selecionado, estratégia de posicionamento, entre outros pontos).
O plano de internacionalização tem como objetivo o aprofundamento da análise de um projeto, para demonstrar a melhor forma de operacionaliza-lo. Assim, obtém-se um documento que trata com certa profundidade o mercado, o consumidor, estratégias, adaptações, certificações, formação de preço para o mercado externo, entre outros elementos relevantes.
A exportação, portanto, não deve ser encarada como uma atividade secundária dentro da empresa, em que se vislumbra apenas uma oportunidade de obter faturamento adicional. A penetração no mercado externo deve ser planejada e orientada para que seja integrada na estratégia gerencial da empresa.
Caso sua empresa deseje diversificar o mercado de atuação, faça contato com nossa equipe.